sexta-feira, 27 de março de 2009

Mesopotâmia


A região onde se desenvolveu a sociedade mesopotâmica costuma ser dividida entre alta mesopotâmia, parte norte montanhosa e menos fértil; e baixa mesopotâmia, centro sul do vale entre os rios Tigre e o Eufrates.
A primeira sociedade a desenvolver uma civilização na mesopotâmia foi a dos sumérios, eles fixaram-se na Caldéia(média e baixa mesopotâmia), na região que ficou conhecida como Súmer.O primeiro grande estado a surgir na mesopotâmia foi o Império Acádio. Por volta de 1900a.C., as regiões dos sumérios e acádios foram dominadas pelos amoritas que fundaram o segundo império organizado na mesopotâmia:o Império Babilônico.
Dentre os reis destacou-se Hamurábi,(1728-1686a.C.)que governou de forma centralizadora e autoritária, durante seu governo a cidade tornou-se um dos maiores centros comerciais, sua morte levou o império a decadência.Em 1300a.C. surgiu o império Assírio, em 612a.C. os caldeus derrotaram os assírios e fundaram o segundo Império Babilônico ou Neobabilônico(612a.C. à 539a.C.).
Foi no reinado de Nabucodonosor que o império viveu o apogeu do desenvolvimento arquitetônico. O fim da história dos grandes estados mesopotâmicos se deu com a morte de seu rei, pois seus sucessores não conseguiram manter a unidade do vasto território sendo assim conquistado pelos persas em 539a.C..
A sociedade mesopotâmica foi marcada por rígida divisão social. As violentas enchentes dos rios costumavam causar a destruição das plantações e grandes catástrofes. Nessas condições foi criado um sistema de irrigação e drenagem. A prática de atividades agropastoris em escala mais ampla só se tornou possível graças à ação coletiva dos trabalhadores.
As cidades tornaram-se cada vez mais ricas e complexas, o artesanato teve grande importância para a sociedade mesopotâmica, os artesãos produziam vasilhas de argila, pedras, vidro e madeira. Eles dominavam a produção de cerveja, de tijolos, objetos de metal, couro, artigos de madeira etc. A partir daí o comércio ganhou importância crescente.
Uma famosa criação mesopotâmica é o horóscopo, baseado nos signos do zodíaco. Tanto a astrologia quanto a astronomia tem sua origem nas observações dos corpos celestes realizadas pelos sacerdotes mesopotâmicos, há cerca de 4 mil anos. Os sacerdotes-astônomos observavam o céu para “descobrir”a vontade dos deuses. Eles acreditavam que, conhecendo o desejo divino, eles poderiam organizar melhor sua vida, em termos políticos, sociais e morais. A religião influenciava tanto no desenvolvimento das ciências quanto a vida das pessoas: eram estreitos os limites entre a ciência e o misticismo.
A adoração das divindades podia acontecer em qualquer lugar, mas o templo era o centro da vida religiosa. Considerados residências pessoais dos deuses, os templos eram suntuosos e muito ornamentados. Sacerdotes e sacerdotisas cultuavam e serviam as divindades.
O funeral na mesopotâmia não era um ritual, eles acreditavam na vida após a morte.