quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"Nefertiti Revelada"










O historiador tem que ser bastante curioso na historia da múmia Nefertiti não é diferente a egiptóloga Joann Fletcher faz as suas pesquisas baseadas em fatos e busca juntar as peças do “quebra cabeça” que e a vida e a história de Nefertiti na história de Nefertiti a egiptóloga joann Fletcher busca o auxilio de outras ciências que são essenciais no estudo de Nefertiti que são as radiografias de ultima geração e computadorizada para a recontituiçao do seu corpo. A Dra tinha como obgetivo revelar a vida da múmia, o Egito e um local com bastantes dunas que com a atuação do ventos fica móvel, muito quente e úmido sua temperatura pode chegar a 48 e 50 graus centígrados, Nefertiti foi uma rainha desaparecida do Egito Nefertiti foi uma rainha especial pertencente a XVIII dinastia e era a esposa principal do faraó Amen-hotep VI Amen-hotep IV, Nefertiti e o Faraó Akhenaton juntos introduziram reformas religiosas e culturais. A ação mais radical que se distanciava da tradição religiosa foi a rejeição dos deuses egípcios e a dedicação ao deus do sol Aton.








quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

'- Palácio Entre Rios


O Palácio Entre Rios é um casarão datado do século XIX (entre os anos de 1877 e 1878), localizado em Baturité, estado do Ceará. Seu nove vem do fato de ter sido construído entre dois pequenos rios que cruzam a cidade. Foi construído para ser a sede da Casa da Câmara, sendo a atual sede da Prefeitura Municipal, foi construída por proposta apresentada à câmara, na data de 12 de janeiro de 1869. O autor da proposta foi o vereador Filinto Irineu.
Permaneceu desativado por vários anos quando foi recuperado, conservando sua estrutura original, graças à idéia do defensor da história e funcionário público do município, na época, Astrolábio Batista, já falecido. O nome de Palácio Entre Rios foi ditado pelo padre jesuíta Aloísio Furtado (Aíres de Montalbo, nome legítimo). Sua construção segue o estilo colonial. Situa-se à Praça da Matriz, formando um conjunto harmonioso com o Pelourinho, marco da fundação da cidade, e a Igreja Matriz.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009



'- Igreja Matriz


A Igreja Matriz de Baturité é uma igreja católica no estilo bizantino gótico com predominação no barroco construída no século XVIII situada em Baturité, Ceará.
Antes da fundação da cidade, os índios Jenipapos e Canindés, os primeiros habitantes da Região, já cristianizados, adoravam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Assunção. A denominação de Nossa Senhora da Palma (Padroeira do Município), foi criada em 08 de maio de 1758, mas, só foi instalada en 19 de Junho de 1762, sendo o seu primeiro Vigário Patrício Joaquim.
A construção da Matriz foi iniciada às custas dos cofres públicos sob a direção de Francisco Xavier de Medeiros, o mestre que também edificou a Matriz de Canindé. Construída no século XVIII, possui arte bizantina com predominação do barroco sendo a única paróquia no Brasil a apresentar estas características.
A igreja dispõe de duas naves, sete altares, três sinos e um grande relógio público. Comporta até 3 mil pessoas. No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artístas da região: Raimundo Siebra e Pe. Luis Bezerra.
• Estamos esperando pela sua visita!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

' Igreja Santa Luzia





' Estação Ferroviária
















A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

' Jesuítas


Antiga Escola Apostólica dos Jesuitas. Data de 15 de agosto de 1927, sua inauguração, sendo o projeto de sua construção de autoria do arquiteto francEs Laurente Ponchon. O Local hoje funciona como um hotel escola e permanece em perfeitas condições, vale a pena ser visitado. Ao visita o estado do Ceará, não deixe de ir a Baturité e visitar a Escola Apostólica. Quem procura um local que combina com a paz da serra tem lugar certo para se hospedar em Baturité, o Parador dos Jesuítas. A construção, feita toda de pedra, sendo procurada por quem quer total tranqüilidade. O local deixou de ser uma escola de formação de sacerdotes jesuítas em 1963. Ainda administrado por jesuítas, o parador possui equipamentos adequados para a promoção de eventos. No local, os visitantes apreciam um belo jardim, uma horta e têm ainda uma visão privilegiada dos municípios de Baturité e Aracoiaba.

Jesuítas


Quem procura um local que combina com a paz da serra tem lugar certo para se hospedar em Baturité, o Parador dos Jesuítas. A construção, feita toda de pedra, foi inaugurada em 15 de agosto de 1927, sendo procurada por quem quer total tranqüilidade. O local deixou de ser uma escola de formação de sacerdotes jesuítas em 1963. Ainda administrado por jesuítas, o parador possui equipamentos adequados para a promoção de eventos. No local, os visitantes apreciam um belo jardim, uma horta e têm ainda uma visão privilegiada dos municípios de Baturité e Aracoiaba.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009